[leitura comentada] Predestinados, de Josephine Angelini


Série Starcrossed, de Josephine Angelini
Livo 1: Predestinados (Starcrossed)




Sinopse - "Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso e...
stá cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais."
Gênero: YA – romance juvenil sobrenatural.
Lançamento EUA: Maio/2011
Lançamento Brasil: Julho/2012
Nota (Skoob): 4/5 + Favorito

Leitura Comentada: Minha opinião sobre o livro


Como leitora compulsiva, sou total adepta da teoria de “não julgue um livro pela capa”, porque muitas vezes uma capa horrorosa esconde uma estória maravilhosa. Mas com Predestinados foi o caso inverso, de eu ser conquistada pela capa. Isso porque foi a livraria comprar um livro para dar de presente de Natal a um amigo e simplesmente caí de amores pela capa deste livro, que é linda mesmo. Não querendo cair nessa tentação de comprar um livro pura e simplesmente por uma capa bonita, li a sinopse, que também é muito boa e me rendi. Saí de lá com o livro de baixo do braço louca pra chegar em casa logo, e atropelei toda a minha montanha de livros que estavam na frente para serem lidos.

Bom, não me arrependi!

Esse foi um livro bem legal, principalmente por ser sobre um tema que eu amo, que é mitologia grega. A estória gira em torno do relacionamento entre Helen e Lucas. Os dois são semideuses, seres gerados originalmente das uniões entre deuses gregos com humanos, conhecidos como Descendentes. 

Os descendentes possuem algumas características como
força sobre humana, grande velocidade, visão e audição aguçada, inteligência e grande beleza. Além disso, cada um pode ter um ou mais dons especiais vindos do Deus que deu origem a sua “casa”, que é como é chamado cada uma das quatro linha de descendência. Assim, existem semideuses que voam, preveem o futuro, lançam relâmpagos, tem pode de cura, entre outros dons.

Como na maioria dos romances YA, este se desenrola numa escola de ensino médio, o que achei meio batido, afinal hello Crepúsculo, Sussurro e etc?! Mas, como os personagens são adolescentes, não da pra fugir do cenário escolar, rs. E ao longo do livro não pude deixar de perceber algumas similaridades com outros livros, em especial Crepúsculo, apesar de a história ser completamente diferente. Às vezes isso se deve ao fato de serem do mesmo gênero.

Vamos ver algumas semelhanças:
A família numerosa e cheia de talentos do Lucas.
Ele mora com os pais, a irmã mais nova, dois tios e três primos, todos com algum tipo de dom especial. A única normal da família é a mãe de Lucas, Noel, mas ela tem aquele jeito de mãezona de todos como a Esme, enquanto o pai de Luscas, Castor, é o pilar centrado da família.
Lucas é lindo de morrer, o que se assemelha ao nosso gentleman Edward Cullen, e ainda é um detector de mentiras, ou seja, ele sente quando as pessoas estão mentindo. É um dom bem diferente da leitura de mentes do Edward, mas o efeito é o mesmo: ambos sabem quando alguém está mentindo!
Em relação à fofa Alice Cullen, houve dois personagens que me fizeram lembrar dela. O primeiro e mais óbvio é a irmã caçula do Lucas, Cassandra, que prevê o futuro. A outra é a tia deles, Pandora, cuja descrição física foi quase idêntica a de Alice, ou seja, uma mulher baixinha e delicada, que mais parece uma fadinha, com cabelos curtos e espetados, tanto que sempre que a Pandora estava em uma cena vinha a imagem da Ashley Greene me vinha na minha cabeça. Em relação à Alice e Cassandra, os dons das duas se diferem em alguns pontos principais, porque Alice prevê o futuro baseado nas decisões das pessoas, ou seja, esse futuro não é certo e pode ser alterado caso a pessoa mude de ideia e tome outro curso de ação. Já Cassandra não prever simplesmente o futuro, ela é um Oráculo cujas visões se tornam profecias, portanto imutáveis (pelo menos até o momento).
O primo mais velho, Hector, com seu jeitão bruto, mas também engraçado me fez lembrar demais do Emmett.

O fascínio que eles exercem na cidade
Logo no início do livro a família Delos se muda para uma pequena ilha turística e causam um verdadeiro furacão de fofocas e comentários. Como todos os integrantes da família são lindos, todos os garotos da escola ficam loucos pelas garotas Delos, assim como os garotos Delos atraem a atenção das meninas.

A família da Helen
Assim como a Bella, a Helen mora com o pai, que é um fanático por esportes e ela fica controlando sua alimentação.
Podemos fazer um paralelo entre Helen e Nora, da série Hush Hush, também. As duas cresceram se conhecer suas verdadeiras origens e tem um dos progenitores com o caráter um tanto quanto duvidoso (no caso da Nora não tinha nada de duvidoso, era mal mesmo, rs, já em relação a mãe da Helen, só vamos descobrir nos próximos livros).

Bom, mas essas são apenas algumas semelhanças que não atrapalham no desenvolvimento da história.  Pelo menos dessa vez não temos o romance de um ser sobrenatural e uma humana, porque a Helen é tão semideusa quanto Lucas e sua família, e até mais poderosa do que eles. A diferença é que a mãe dela, que era uma semideusa, a abandonou quando bebê, deixando aos cuidados do pai, que era um humano normal e que não tinha ideia do que a esposa e filha realmente são. E por isso ela não entende o que é, de onde vem tanta força, então ela não usa nada e se acha uma aberração. A Helen morou na cidade a vida toda, e tenta ser o mais normal possível e não chamar a atenção. Só que ela é linda, tipo linda demais até para padrão de modelos ou super stars. Então ela não é tão consegue ser tão apagada quanto gostaria. A origem da beleza surreal de Helen, assim como o motivo dela se sentir fisicamente doente ao chamar a atenção dos outros são explicados ao longo do livro.

Outra coisa que amei foi o primeiro encontro do casal principal. Dessa vez não teve nada de amor a primeira vista por parte dela, nem de ela acha-lo lindo de morrer, apesar de que ele era. Não! A primeira coisa que a Helen fez ao ver o Lucas foi literalmente pular no pescoço dele! Mas pra matar! Porque eles são de "casas" diferentes, e os semideuses sempre sentem um impulso irresistível de matar membros de outras casas, são inclusive atormentados por seres místicos para fazerem isso. Então adorei acompanhar a construção da relação dos dois e as descobertas de que essa relação não foi casual, mas sim que estava escrito, afinal, eles são predestinados!


 "Os Amantes Predestinados estão nas fibras e na trama do padrão, e minhas mães são compelidas a repetir e repetir. A simetria deve ser mantida ou o tecido do universo será arruinado. Todas as Quatro Casas foram preservadas dessa maneira" página 283

"Havia infinitas formas de ela admirar essa pessoa e, por isso, havia infinitas formas de se apaixonar por ele repetidas vezes." página 285

No final das contas, aqui estou eu, louca para ler as continuações, porque será uma trilogia! Já comprei o 2º livro, Dreamless, em ebook pela  Amazon Brasil, e o 3º (Goddess), com previsão de lançamento para 28 de maio de 2013 nos EUA, já está anotado no meu calendário de aquisição para 2013.


O elenco dos meus sonhos para Predestinados (Lucas e Helen, por enquanto):

Eu não consigo ler um livro, principalmente de série, sem dar um roso aos personagens. Aqui minhas opções para Helen e Lucas, e logo, logo monto o elenco todo.

E fiquei quebrando a cabeça sobre quem poderia ser a Helen, porque tem que ser alguém jovem e maravilhosa. Assim essas são as minhas principais candidatas:

Emilie de Ravin
Foi a primeira que me veio a cabeça para ser Helen, acho ela linda e super delicada.


Teresa Palmer
 Fonte: Wallpapersget  


Amanda Seyfried
 Fonte: Alturasepesos


E para Lucas (um moreno, alto, de olhos azuis, AiAiJesus!!!!)

Ian Somerhalder  
 Fonte: Allposters 
Ian é minha paixão absoluta no momento. E pra mim é impossível pensar em um homem moreno de olhos azuis sem incluí-lo na lista!


Matt Lanter 
 Fonte: Imdb


Jared Leto




Para comprar os livros:
1º livro – Predestinados: Amazon (ebook) / Submarino  / Saraiva 

2º Livo – Dreamless: Amazon (ebook em inglês)

3ª Livro – Goddess:  Amazon (ebook em inglês, pré-venda) 




Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...