27 de fevereiro - Dia Nacional do Livro Didático

Hoje, dia 27 de fevereiro, é o
Dia Nacional do Livro Didático


Livro didático é um livro de caráter pedagógico, e tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem e formação de novos profissionais e cidadãos. É o livro que nos acompanha durante todas as esferas educacionais, do ensino infantil ao universitário.

No Brasil, a preocupação em relação ao acesso aos livros didáticos é antiga. Em 1929, foi criado o Instituto Nacional do Livro, com o objetivo de legitimar o Livro Didático e auxiliar no aumento de sua produção. No entanto, essa política passou por muitas mudanças até resultar na criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 1985.

O PNLD promove a distribuição de livros didáticos gratuitamente aos alunos da rede pública, da educação básica ao ensino médio. O programa é executado em ciclos trienais, devendo os alunos devolverem os livros ao final de cada ano letivo para que possam ser utilizados pelos alunos do ano subsequente.


Esse programa ajuda a possibilitar a continuidade dos estudos dos jovens brasileiros, visto que para muitas famílias o preço dos livros seriam um fator impeditivo aos estudos.


Fontes
Portal Mec - PNLD
Portal Angels

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...