[leitura comentada] Tapete Vermelho, de M.S. Fayes

  Tapete Vermelho, de M.S. Fayes


Sinopse - Uma jovem garota brasileira resolve se aventurar em um curso de inglês no exterior. Na poderosa LA. Em meio ao itinerário de passeios mesclados com estudos, ela se vê em um torvelinho de emoções ao conhecer subitamente um astro em ascensão do cinema. Seus passeios acabam sendo mais intensos do que poderia sequer sonhar. Ela se vê no poderoso mundo das celebridades, onde o glamour pode deslumbrar ou ofuscar seus ideais. O mais importante, porém...seria ela capaz de manter um romance onde os holofotes nunca se apagavam?

Gênero: New Adult, Literatura Juvenil

Lançamento: Fevereiro/2013

Nota (Skoob): 4/5



Ola pessoinhas do meu coração!

Hoje vim para fazer a resenha de Tapete Vermelho, romance de estreia de M.S. Fayes, uma escritora brasileira (\o/), que é prova de que nós temos literatura romântica de boa qualidade sim! Oras!!!



M.S Fayes é codinome literário de Martinha, a divagante. Para quem não a conhece, ela ficou famosa na internet, entre os leitores vorazes e compulsivos (tipo euzinha,rs), ao publicar críticas literárias e super divertidas no seu blog, as famosas Divagações de Martinha, que incluem até algumas divagações em vídeos, todas hilárias e impagáveis. Também é autora de alguns contos, incluindo o divertidíssimo 50 Tons de Rosa, que são disponibilizados no seu blog. A autora tem um jeito todo peculiar de escrever, com comentários divertidos e sagazes, que prendem a atenção do leitor.

Para conhecer mais o trabalho da autora acesse o Blog ou sua Página no Facebook

Então agora vamos lá, a leitura comentada do livro!!!!

Leitura Comentada de Tapete Vermelho

Li o livro no último final de semana, tipo, super rápido! Isso porque ele é bem pequeninho (apenas 180 páginas, sniff), e com uma narrativa leve, a leitura flui sem a gente perceber. O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da mocinha, mas isso funciona muito bem, pois a mocinha é ótima e entrar na sua mente foi super divertido. Ou seja, ele conseguiu fugir do padrão atual de narração do tipo, nas quais nos cansamos da personagem (que geralmente é insossa). Desta forma, só posso dizer que gostei muito do livro, que é leve, divertido e receado de situações inusitadas.

A trama retrata o romance entre a jovem brasileira Marina Fernandes e super astro do momento de Hollywood, James Bradley.


Acho que Carolina Oliveira 
ficaria linda como Nina!
Fonte da Imagem: Extra.Globo
Marina, ou Nina, como gosta de ser chamada, é uma jovem brasileira de 19 anos, que foi em um intercâmbio para os EUA aperfeiçoar seu inglês e também para se afastar do ex-namorado super possessivo que não aceita o rompimento. No aeroporto de Los Angeles, devido ao extravio de sua bagagem, ela conhece James Bradley, que é maior astro do cinema da atualidade, daqueles não consegue botar a ponta do cabelo fora da janela sem ser assediado por uma fã tresloucada ou por um paparazzi atrevido.

James se interessa de cara por Nina, que é descrita como uma morena de pele dourada e corpo de abalar quarteirão - tá bom, ela não se define assim, e até se considera bem comum, mas dá pra ler nas entrelinhas, rs, e pelo que as outras pessoas falam dela, rs. E fiquei com a impressão que outro motivo do interesse de Jim pode ter sido o fato de Nina não se jogou a seus pés, pedi-lo em casamento e fazer AQUELA tietagem! Na verdade ela trata ele bem, mas com um distanciamento! Bom, isso por fora, porque por dentro ela também estava caidinha por ele, e divaga horrores sobre o gato mais gato do pedaço! Confesso que nas horas que ela começava a divagar, eu espera um ‘kiridas’ a qualquer momento, porque quem  acompanha a autora a mais tempo, sabe o quanto ela é ótima em divagações e que adota um vocabulário muito peculiar e próprio para se relacionar com os seguidores dos eu blog, rs.

Nina não acredita que um homem como James poderia estar interessado nela, já que poderia ter qualquer mulher que deseje (literalmente!!!), então ele leva um tempinho para convencê-la. E vou te falar uma coisa: Que cara fofo!!! Juro que quando comecei a ler o livro esperava um desses astrozinhos deslumbrados pelo próprio estrelato, que seria redimido pelo amor da jovem garota comum que cruzou seu caminho, e etc, etc, etc. Mas nãaaaaao!!! Ele não precisa de redenção nenhuma. O cara já é um gentleman de primeira! Super fofo, carinhoso, protetor, um tanto quanto ciumento (tipo muito! rs), ou seja, ele é O Cara! Mas não o Cara da música do Roberto Carlos, porque esse é um mala! Rs

Já meu James seria Liam Hemsworth 
(Gaaaaaaaaaaato)
Fonte da imagem: Collider

Nina é outra fofa! E super divertida, entrar na mente dela foi o máximo, porque ela não fica pentelhando a gente, reclamando da vida ou naquela "faço ou não faço?", "vou ou não vou?", "ai o que faço?", como tantas mocinhas desses livrinhos narrados em primeira pessoas que temos por aí. Claro que ela debate internamente o que fazer, até porque está vivendo uma experiência distinta de tudo que já viveu, mas ela é do tipo que tira um momento para refletir, toma uma decisão, age de acordo com a aquela decisão, e não fica se lamuriando e arrependendo depois. Ela assumi as consequências de seus atos, sem jogar a responsabilidade em ninguém!

Ela é o tipo mocinha virginal, mas sem ser sonsa ou tapada, já que isso foi uma opção pessoal. É inocente em algumas coisas, mas não é a ingenuidade em pessoa, muito pelo contrário, é muito é da esperta! Enfim, adorei a mocinha. E há quem possa criticar a insegurança dela, porque passou muito tempo com medo de James se enjoar dela, traí-la, e etc, e não entendia o que via nela que era "uma reles mortal", em suas próprias palavras. Mas convenhamos, a menina é um ser anônimo, tá em um país desconhecido, falando uma língua que não domina de todo, e se envolve com um dos cara mais desejados do planeta!!! Nem a mulher mais segura de si e determinada do mundo consegue segurar essa peteca sem ter uma ou outra crise de insegurança!!!


Eu estava deslumbrada por ele. Não pelo que aquilo representaria pra mim, como sucesso súbito e repentino e holofotes, mas eu estava deslumbrada, sim. Ele era um sonho em pessoa, lindo mesmo. E qualquer garota, mulher, o que fosse, ficaria deslumbrada se sentisse que era o centro das atenções daquele cara.
Página 30


Bom, o romance dos dois é muito fofo. E James um super cavalheiro, que respeita a Nina e suas necessidades. Ele é meio mandão, e quando entra numa situação toma conta das coisas de cara, vai dominando a parada. Mas muitas das atitudes dele, incluindo o mega ciúmes que tem da nossa mocinha é reflexo de sua própria insegurança, afinal astros do cinema também se sentem inseguros, principalmente quando se apaixonam por uma  garota que não está nem aí para seu dinheiro, fama e poder, e que por isso mesmo pode se cansar do assédio da mídia a qualquer momento. E esse é o medo dele, de que Nina se canse do tipo de vida que ele leva e resolva dar-lhe um pé na bunda, rs. Assim, com o passar do tempo e amadurecimento da relação, ele vai confiando mais nos sentimentos dela e diminui um pouco as atitudes possessivas.


A trama segue de forma mais plana, sem aqueles grandes ápices, mas tem alguns pontos de tensão que aparecem ao longo da história e vão se resolvendo aos poucos, mas não há surpresas ou situações imprevisíveis. É uma leitura bem doce e romântica. Então se o que você quer é ação, esse não é o livro para você! Na verdade eles está mais para um conto de fadas moderno! Em que no lugar da plebeia temos uma jovem moderna e comum, no lugar do príncipe temos o atual sonho de consumo das jovens, ou seja, um astro do cinema, e temos alguns sapos e vilões ao longo da trama também.

(...), quando ele me puxou para seus braços e cobriu meus lábios com os seus, eu fui surpreendida duplamente. Pela reação dele e pela minha reação. Parecia que eu estava sendo eletrocutada. Deixei que o beijo se aprofundasse e acabei enroscando minhas mãos em seus cabelos, enquanto sentia que ele me apertava de encontro ao seu corpo. Foi uma sensação única.
Página 33


E sendo uma obra brasileira temos muito Brasil! E a tentativa de quebrar alguns estereótipos. Tipo, eu Suuuuuuper me identifiquei com a Nina quando ela disse que não sabia sambar, já que todo mundo pensa que brasileiro já nasce sambando! Porque euzinha sou uma negação para danças em geral, mas para o samba em especial! rs. Também gostei posição da Nina em relação ao país de origem, afinal brasileiro adora desmerecer o Brasil, já repararam? E a Nina faz justamente o contrário, ela elogia muito seu país para James, fala que adoraria trazê-lo para conhecer sua cidade, sua casa e curtir uma prainha de águas quentes. E compara a cosmopolita e altamente enlouquecida Nova York com a nossa São Paulo, o estado da Califórnia e seu centro de concentração da industrial cinematográfica com nosso Rio, e porque não Orlando e a Disney com o Recife e o Beach Park?

E ficção é apenas um monte de histórias cheias de sonhos que não tem nada de real, certo? Claro. Só que não!!! rs. E esse livro trás um pouco dessas coisas beeeem reais e que acontecem todos os dias, mesmo sem nos darmos conta. Não sei se todo mundo se liga nessas coisas, mas eu sim, mesmo se eu ler um livro completamente surreal, com príncipes encantados, cavalos alados e princesas com poderes dos X-Men, acabo percebendo os elementos que podem ser visto como críticas sociais ou apenas um reflexo da realidade.

No caso de Tapete Vermelho, acho que a coisa foi forte por ter abordado um assunto que infelizmente parece estar virando moda hoje em dia, que é o descontrole e perigo gerado por jovens que não aceitam um "não" e um "acabou" como resposta. Quem acha que a atitude da Nina de literalmente sumir do mapa (do Brasil, no caso, rs) e ir pra outro continente para se afastar de um ex possessivo é ficção, precisa rever seus conceitos, porque eu já observei situações semelhantes perto de mim, ou relatadas por pessoas próxima, onde a pessoa perseguida precisa sumir por uns tempos, para ver se outro desencana e esfria a cabeça.

Outra questão foi a abordagem do mundo artístico, um verdadeiro antro de pecados, por assim dizer, rs. Através de uma Nina chocada e impressionada, vimos um pouco das badaladas baladas dos ricos e famosos hollywoodianos, regadas de bebida, sexo e drogas. Vimos também que muitas vezes nossos maiores ídolos, aqueles super astros, não passam de uma bela casca que esconde o quanto é podre e arrogante por dentro (não estou falando do fofolético James, esse é lindo por fora, dentro, em cima, embaixo, no pensamento, rs).

E não podemos nos esquecer da visão que os estrangeiros têm dos brasileiros, em especial de nós, as brasileiras. Infelizmente, muitos nos veem como mulheres fáceis, promíscuas, e até mesmo prostitutas. E para piorar a situação temos a triste realidade de que o turismo sexual no país ainda é muito  forte. Assim, Nina, sendo uma linda brasileira de cor dourada e corpão de dar inveja, sofreu um pouco desse preconceito. Gostei muito de ver isso no livro, apesar de querer estrangular o tal carinha/canalha em questão, rs.

Acho que eles pensam que brasileiro, por ser da terra do Carnaval, tinha necessariamente que ser aberto demais a certas atividades... Bom, provei que a maioria não era assim e então fiquei na minha.
Página 27

“Ele achou que você tinha adquirido um produto exótico no merado e queria entrar na fila de espera. (...) Mas aí eu expliquei pra ele que o produto brasileiro nem sempre está a venda no mercado. Poxa, ele me pediu para sambar!”
Página 124

Enfim, recomendo a leitura e espero ansiosamente por uma continuação, já que o final do livro dá abertura para isso. Desejo de coração todo o sucesso do mundo para M.S. Fayes, porque ela é uma ótima escritora, uma ótima pessoa, e merece todo o reconhecimento devido.


bjus!!!


E o livro, que a princípio só podia ser adquirido na Livraria Cultura e algumas poucas livrarias locais no Rio de Janeiro e Brasília está ganhando o país. E já pode ser adquirido em vários sites diferentes, confira:





FNAC 

2 comentários

  1. Awwww...adorei a resenha!!! Ficou o must...e adorei vc dizer que estava esperando um " kirida" aparecer no texto..hehehehe...muitas vezes colocamos um pouco de nós nas personagens...hahahaha...

    Bjuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martinha, gostei muito mesmo do seu livro, rs. e senti muito do seu jeito na Nina, acho que por isso que achei ela tão divertida, rs.
      E to aguardando a sequência!!!!

      Excluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...