[Resenha] Minha vida daria um livro - Carlos Marcelo Levín

David é um adolescente que descobriu a vida como ela é. Cercado por adultos que se contradizem, sente-se inseguro e solitário. Sincero, não esconde suas opiniões. Suas ideias - conclusões de alguém que não tem nada a ocultar - desagradam à família e àqueles que o rodeiam. Afasta-se das reuniões sociais e fecha-se em si mesmo. No amor, decepcionado, vê-se diante da malícia e da traição. Recusa-se a abandonar um amigo que é dependente químico, mas ele mesmo não tem em quem se apoiar - a não ser naquela misteriosa voz que soa do mundo invisível...

 Autor: Carlos Marcelo Levín
Editora: Editora Butterflay
Gênero: drama, religiosidade
Ano: 2009
Páginas: 200
Nota: 4/5


Olá amores, tudo bem?

Como foi a semaninha? E essa foi 'inha' mesmo, porque o feriado foi longo, rs.

Então, para fechar a semana trago a resenha de Minha vida daria um livro, do autor argentino Carlos Marcelo Levín, cedido pela Editora Butterfly, parceira do MMF.


Minha vida daria um livro
O diário de um adolescente


Minha vida daria um livro é um livro interessante sobre espiritualidade e questionamentos adolescentes. Traz discussões muito legais sobre religiosidade x religião, verdades absolutas e dogmáticas, intolerância, relações familiares, preconceitos, o poder da opinião social e Status Quo sobre os comportamentos e decepções.

O livro narra a história de David, um jovem argentino que possui capacidade de visão e interpretação profundas, não aceita verdades pré-concebidas e sem fundamentação, e se vê incompreendido em seu meio familiar e social. Ao longo de sua adolescência aprende da pior forma possível o poder da traição, ao se ver enganado por pessoas em quem realmente confiava e admirava.

"Só com o tempo as feridas da alma se curam, mas, na maioria dos casos, sempre fica a marca; é inevitável. Mas uma cicatriz dói menos do que uma ferida ainda aberta." pg. 87

Aos treze anos, David sobreviveu a um acidente com a família, do qual escapa sem um arranhão por puro milagre, e a partir de então começa a escutar uma voz que passa a lhe acompanhar sempre. Isso é importante ao longo de todo o livro, de acordo com que o personagem vai crescendo e amadurecendo, e o significado dessa voz é explicado no momento certo.

No início, eu gostei muito do David. Achei o personagem corajoso e até meio louco, pela forma como batia de frente com o pai, e questionava as verdades absolutas com base nas quais foi criado. Porém, a partir da segunda metade do livro, confesso que ele me deu um pouco de preguiça, porque demostrou uma ingenuidade extrema em algumas partes, e certas atitudes (ou falta delas) não foram muito convincentes.

Eu gostei muito dos temas abordados no livro, porque muitos vão de encontro aos meus pensamentos e opiniões. Porém tenho uma ressalva em relação a narração, que é lenta em algumas partes, e deixa aquela impressão de que as coisas demoram a acontecer. Mas as explicações espirituais são muito bem feitas e esclarecedoras, e esse é o ponto auto do livro.

A história está bem escrita, com parágrafos curtos e bem interligados. E a revisão, tradução e diagramação estão muito bem feitas. A capa é bem singela e combina com o livro: a imagem de um rapaz andando sozinho na beira da água tem tudo a ver com situações vividas pelo personagem principal. O papel é branco, mas o tamanho da fonte é bom, e as linhas bem espaçadas, então isso não compromete a leitura.

Recomento a leitura, principalmente para quem deseja conhecer um pouco mais sobre espiritualidade. Não digo espiritismo porque o tema não chega a ser abordado diretamente, e há mesclas de temas que tendem inclusive para a ficção científica. Assim, é uma boa obra para quem deseja conhecer um pouco do tema, mas tem receio contra os livros espíritas propriamente ditos.

Algo dentro de mim estava renascendo, e o senso de justiça ordena que eu me rebele contra tudo isso. Como teria sido bom continuar sendo criança!” pg. 24


E então, o que acharam do livro?
Não deixem de comentar!

E participem também do Top Comentarista! Para se inscrever é fácil, basta clicar no banner abaixo.

Um grande abraço e um ótimo final de semana para todos.




 

26 comentários

  1. Confesso que a trama desse livro não me atraiu. Temas como espiritualidade, religiosidade x religião, verdades absolutas e dogmáticas não me cativam muito.
    Pena que a leitura fica um pouco cansativa na segunda parte do livro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal.
    Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa, adoro histórias de adolescente haha.
    Muito boa sua resenha ;)

    Beeeijos
    Comente ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-elevador-16-rodrigo-de-oliveira.html

    ResponderExcluir
  3. Que livro interessante, é a primeira vez que vejo ele, acho legal quando nos livros há casos que muitos adolescentes vivem hoje em dia, não li muitos livros que retratasse a religiosidade, mas adoraria ler, e creio que se seja fácil se identificar com o personagem, pois quando somos adolescentes temos muitas coisas no que pensar, estamos descobrindo o mundo
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, sinopse bem apegante haha' Estou louca para ler este livro. E pela sua resenha, este trama é bem legal.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    Esse livro não faz o meu estilo, mas deve ser bem interessante.
    Pena que fica um pouco lento.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Super me identifiquei com o título,
    o que pesou mesmo foi o gênero.. Já estou meio que saturada desse tipo de
    livro, resolvi dar um tempo, mas quando retomar as leituras esse será um dos primeiros que lerei.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante de histórias de adolescentes
    E esse livro parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia este livro, mas gostei da premissa. Parece ser um ótimo livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, tudo bem?

    Não sou muito chegada a esse tipo de livros. Nada contra, mas acredito em outro tipo de explicações =P. De qualquer forma, esse é um livro que minha mãe leria, dica anotada para o dia das mães

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei da premissa do livro. Me pareceu instigante e inteligente. Gosto de personagens questionadores. Acho que leria o livro.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bru..
    Gostei da sinopse, e sua descrição sobre o livro.
    Apesar de não gostar de livro adolescentes, ele me parece bom sim.
    Leria ele com certeza..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru,
    tudo bem?
    Cada vez mais estou vendo resenhas sobre livros espíritas e já li dois livros sobre esse assunto e gostei muito. Pois não são livros sobre religião em si, eles contam um romance, um drama e explicam os acontecimentos baseados na doutrina deles. E sempre aprendemos uma grande lição com a a história.
    Que pena que esse trouxe uma narrativa lenta, pois a premissa dele é super interessante. Gosto de personagens questionadores, pois através deles, questionamos nossa próprias opiniões.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não gosto muito de livros que envolvem o tema religião mas esse me chamou um pouco a atenção. Se caso algum dia eu estiver afim de ler algo do tema, com certeza, irei lê-lo.

    Yo,
    http://oparaisodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi gente, muito boa a interpretaçao que fazem do meu livro. Ele foi escrito como o intuito de abrir as portas da espiritualidade especialmente em jòvens. Por isso na Argentina o subtítulo que puseram agora é: "Diario de um adolescente Índigo". Parte de meu coraçao ficou no Brasil, onde morei na minha juventude e a alegría que tenham nosso livro de por sí, já enche minha alma. Com muita alegría estou lendo os comentários. Muito obrigado gente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      desculpa demorar a responder seu comentário. Esse mês foi uma loucura :)
      Fico feliz que você gostou da resenha. Foi um prazer ler o livro, e adorei ter o retorno do autor, rs.
      beijos

      Excluir
  15. Eu sempre gosto de conhecer livros novos. :) Mesmo quando não me fazem desejar lê-los, a novidade é suficiente para me fazer sentir que valeu a pena saber da sua existência.
    Neste caso, por exemplo, o livro não me fez querer tê-lo na prateleira. Acredito que o personagem não me cativaria, por mais bem intencionado que fosse. É difícil apreciar alguém que tem a busca pela verdade em tão alta estima, correndo o risco de atropelar pessoas. Sei que não mencionou isso na resenha, flor, mas foi a impressão que me causou (rs).
    De qualquer modo, valorizo a iniciativa do autor. Gosto muito da literatura que traz um conteúdo capaz de mudar vidas! Os jovens precisam disso, cada vez mais. :) Temas como a espiritualidade, em especial, precisam estar mais presentes na vida – em minha opinião.
    Desejo sucesso ao autor!!!

    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acho muito interessante e bacana esses livros para jovens que trazem lições e tentam suprir a curiosidade dos mesmos.
    Todo e qualquer livro que enriquece nosso cérebro se torna, imediatamente, interessante para mim!

    ResponderExcluir
  17. Já até tentei ler livro com essa pegada espírita, mas acho que comecei por um extremamente forte e que por mais que eu tentasse, não conseguiu me prender e eu acabei abandonando. Acho que seria interessante dar uma chance a "Minha vida daria um livro" por abordar o tema de maneira mais leve aparentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu, essa foi a ideia. Tem outros assuntos. Um dos capítulos fala de um amigo adolescente com dependencia química com diálogos ágeis, dinámicos, eu nao gosto muito das descripçoes porque as acho pesadas. Esse capítulo ayudou muita gente jovem que nos escreve. Muda o conceito de liberdade externa e a interna com um exemplo de Nelson Mandela, que achou que nunca esteve preso porque seus ideais eram livres. Num outro o adolescente se apoia logo de um accidente de carro numa Voz do invisível que só a chama de Esencia, tendo diálogos como a mesma e acaba sendo a espinha dorsal do livro. Questiona os dez mandamentos porque o "nao roubarás" ele o interpreta como sao alguns adultos que cortan as asas das suas ideias e estao roubando seu crecimento. Assim um por um cada mandamento. Em fim, é todo em um dobro sentido. No penúltimo capítulo fala dos adolescente (índigos) da nova geraçao que nao seguem nenhuma religiao (a maioria) mas sim vivem com sua religiosidade. Nao sao soldadinhos recebendo ordens somente. O amor por sua enamorada o ve de jeito diferente. Tem muita coisa a mais. Apenas quis expor outros ítems que aborda, inclusive um capítulo "derrubando ídolos" que é quando ele, que representa o conjunto de adolescentes, começa a ver os defeitos dos pais que considerava perfeitos e se da conta que está crecendo por dentro e isso o asusta. Disculpa minha grafía, tomara possa expresar em portugués a ideia para voce, e transmitir que todo o livro tem diálogos e questionamentos permanentes. Muito obrigado Mallu. Um beijo e abraço

      Excluir
    2. Mallu, esquecí de disser que em español o título é "Os Novos Adolescentes". Outro abraço

      Excluir
  18. Oi Bruna!

    Parece que o livro traz várias discussões bacanas, mas não é o tipo de leitura que me agrada. Não sou muito amigo do drama nem de livros que retratam religião.
    Ótimo post ;)

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um ótimo livro! Nunca li nenhum que abordasse espiritualidade e achei bem interessante. Apesar de você ter comentado que em alguns momentos a narrativa se torna arrastada, parece ser uma boa leitura! :)

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruna, tudo bem??
    Ainda não conhecia este livro, mas confesso que sou uma grande fã de livros com este tema, pois creio que sempre aprendemos lições valiosas, então fiquei bastante animada para a leitura deste livro. Apesar de me desanimar em relação ao que você comentou em sobre em alguns momentos a escrita ser mais lenta, é ainda um livro que me instiga muito para a leitura!!
    Obrigado pela dica!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  21. Confesso que assim que li a sinopse deste livro não me interessei em nada, e a resenha também não fez com que eu me interessasse.

    ResponderExcluir
  22. A capa e o título são bem interessantes, mas a premissa do livro não me atraiu. Não sou muito fã desse tipo de história. Nesse momento, não o leria, mas em um futuro distante, pode ser que sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Primeiro gostei de cara do livro pelo nome do personagem principal...kkk
    Gosto da temática do livro, abordando as dúvidas e envolvendo a religiosidade, acredito que deve ser uma leitura mais reflexiva, todos nós temos nossos questionamentos, o livro trouxe isso de uma forma menos maçante, por ser dividido em partes, geralmente uma se sobrepõe a outra, fiquei curioso para ver o que David descobrirá e saber o que a voz que o acompanha diz!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...