[Resenha] Amor e Memória - Ayelet Waldman

Um deslumbrante medalhão e três homens: um capitão de infantaria americano, um israelense negociador de obras de arte roubadas pelos nazistas; um psiquiatra pioneiro de Budapeste do fim do século XIX. Suas vidas pacatas são viradas de cabeça para baixo por três mulheres fortes e independentes.

Título Original: Love and treasure
Ano: 2014
Editora: Leya – Selo Casa da Palavra

Livro cedido como cortesia pela Editora Leya


Olá pessoal, tudo bem?

A resenha de hoje bem diferente de todas que já fiz, porque é de um livro que não terminei de ler. Então vou apresentar abaixo um breve resumo da história (até onde li), ressaltando os pontos positivos e negativos da leitura. Vamos lá?

Já leram um livro muito bem escrito, com um assunto interessante, mas que definitivamente não te agradou? Esse foi meu caso com Amor e Memória, de Ayelet Waldman. Talvez um dos problemas foi que solicitei o livro pensando ser um romance histórico, e no final das contas só teve o histórico, e nada de romance. Pelo menos, nada de romance fofo e lindo, do jeito que eu gosto.

Amor e memória narra três histórias distintas, em tempos diferentes, mas conectadas por um medalhão de ouro, em formato de pavão (é a imagem linda da capa). A primeira parte se passa em Salzburgo, em 1946, e é protagonizada por Jack e Iliona. Ele é capitão do exercito americano, ela, uma judia sobreviventes dos campos de concentração. Os dois tem um breve romance, mas nada muito romântico ou apaixonado, embora tenha sido algo bem realista, considerando o contexto da época. A segunda parte se passa no presente, em Budapeste, e é protagonizada por Natalie, neta de Jack. E a terceira parte também se passa em Budapeste, porém, em 1913, porém parei a leitura no início da segunda parte.

O livro é muito bem escrito, e os conhecimentos históricos da autora são incríveis. Ela realmente fez um excelente trabalho de pesquisa. Acho que os amantes de história vão adorar, pois a autora fala bastante sobre a Europa pós 2ª guerra, em especial sobre as questões políticas envolvendo os judeus.

Porém, Amor e memória não foi um livro que me conquistou, porque eu não gosto de livros com um cunho histórico tão forte, eu gosto é de romance! :) Achei a narração lenta e extremamente detalhista, e não consegui me identificar com os personagens. Isso tornou a leitura difícil e cansativa. 

Mas, meu conselho é que não descartem a possibilidade de ler esse livro por causa da minha opinião, porque a leitura não fluiu para mim devido a um gosto muito pessoal. Acompanho alguns blogs que sempre postam resenhas de livros mais históricos assim, e creio que essas pessoas gostariam de Amor e Memória.

Beijos



.

24 comentários

  1. Oi Bruna,
    Nãoo conhecia esse livro. Parece ser super bacana, com tema nada fácil e contando três histórias diferentes deve ser bem bacana.
    Mais tenho o gosto igual ao seu. prefiro mais romances, chick -lits, New Adults,
    Mesmo assim tenho um primo que adora história vou indicar pra ele.
    Valew pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Z, e vim lhe convidar para participar do blog. Ainda está no começo mas preciso de uma ajudinha para avançar. Na verdade, sou conselheira amorosa, e ainda não tenho pessoas que necessitam de mim. Mas espero que entenda e que participe. Agradeço desde já! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru

    Também não gosto de livros que abordam mais a parte histórica do que a história em sim, uma pena não conseguir concluir a leitura mas as vezes isso acontece mesmo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma pena tu não ter conseguido terminar. Eu também gosto de romances, e admiro muito o trabalho da autora de pesquisar. Mas acho que o cenário escolhido e a narrativa lenta, atrapalhou demais, ainda mais para nós, que amamos aquela coisa fofa e leve. Acho que o livro puxou mais para o lado histórico. Acho que quem gosta deste lado do gênero iria amar. Mas pra mim, não quero ler agora não.
    Abraços Bruna,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru..
    Gosto de livros históricos, mas não assim tão forte rs
    Tem que ter algo a mais que faça a leitura fluir..
    Não conhecia o livro, até leria por curiosidade, mas não me atraiu muito.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas não fiquei muito curiosa com a sinopse. Uma pena que ele não tenha te conquistado *-* não acho que o leria...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, adorei o "Eu gosto é de romance" hahahahaha e sabe que eu gosto é de histórico? eu amo histórico! Fiquei pensando, que sortuda que você é. Mas é bom que se tenha as duas coisas juntas para a história ficar interessante né?

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, gostei bastante da capa. É ruim quando criamos uma espectativa e na verdade acontece algo diferente né?
    Odeio abandonar leituras, mas nem sempre é possível leva-las até o fim

    ResponderExcluir
  9. A capa é realmente muito chamativa e linda, mas os pontos abordados não me atraíram. Sei que você não quer que influencie, mas os detalhes que você disse não me conquistaram e eu não leria até porque não curto leituras arrastadas. Poderia até tentar :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  10. É, ás vezes não é suficiente só ter uma escrita bem organizada, ela precisa transmitir sentimentos ao leitor. Eu te entendo completamente haha também sou apaixonada por romance e, querendo ou não, sempre vou atrás daqueles livros que tenham pelo menos um tiquinho dele, se não acaba não me agradando tanto. Mas acontece! :D


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Encarcerados", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Hum é meio chatinho mesmo esse tipo de livro com muitos detalhes desnecessários, e romance sem romance não é romance né? rsrsrs,

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não não gosto de livros com alto teor histórico. E, sim, eu também gosto de romances que nos fazem suspirar. kkk'
    Logo, não sei se o livro me agradaria. Mas gosto dessa questão de todos os "casos" terem algo em comum.
    Enfim, não senti vontade de ler.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha e a capa do livro , mas nao faz muitoo meu estilo de leitura e nao gosto muito de leitura arrastada me faz perder o interese :( . Gosto msme de romance .

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não tinha visto esse livro, adorei a resenha parece ser um livro super interessante, mas por agora não pretendo ler ele, quem sabe mais para frente eu venha a dar uma chance a ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Apesar de gostar de históricos, gosto ainda mais de romance, e se o livro não tem, já sei que não vai me agradar. O que é verdadeiramente triste, porque eu gostei da capa e da sinopse e até o momento onde eu li que não o livro não contém altas doses de romances, eu pretendia ler. Mas sem o meu bom e velho romance, a coisa não funciona.

    Enfim, esse não vai pra minha meta de leitura, infelizmente!

    ResponderExcluir
  16. Hey, Bruna!
    Fiquei um tempinho tentando entender a capa e pude entender lendo sua resenha. Se não fosse a resenha, não teria de jeito nenhum conseguido entender. Bom, que pena que você não gostou muito da leitura :/ Eu gostaria de lê-lo. Adoro história e não me importaria com os detalhes porque eu gosto de detalhes. Achei bom não ter muito romance porque não sou muito fã. Contudo, gostei da sua resenha e, como sempre, você é muito esclarecedora na escrita. :)

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, que pena que você não gostou do livro. Acontece né :(

    Eu ainda não li este livro, mas já li algumas resenhas que dizem que ele é bom. Acho que cada um tem um estilo literário diferente.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente gostei muito da capa que contém um pavão, e depois não estou tão afim de ler este livro, apesar de gostar de romances históricos.

    ResponderExcluir
  19. Gosto de livros historicos mais esse muitos detalhados sao mto cansativo e acho que perde um
    pouco de nossa atençao, achei legal vc dizer a verdade que nao gostou mto do livro pq alguns blogs só pq os livros sao cortesias ou enviados pela a editoras eles falam que gostou só pra nao pegar mal e acabamos comprando o livro que achavamos que era bom e na verdade nem era, mto legal a resenhaa.. bjos

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro, mas como gosto de romances históricos e esse não tem o romance, acho que não vou gostar tanto assim. Adorei a resenha e a sua sinceridade em dar sua opinião.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Essa capa... o que dizer? Ela me chamou atenção na Saraiva e ando sonhando com ela hahaha
    Fui saber da sinopse justamente agora lendo sua resenha. Tenho certeza que é uma leitura... e agora vai pros desejados, não só pela bela capa, mas por uma história intrigante.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna, gosto de livros históricos, mas não desse jeito! Parece ser uma leitura bem cansativa! Uma pena você não ter conseguido terminar o livro! Mas isso acontece nas melhores famílias! Haha'
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  23. Pela sua senha o livro parece ser cansativo e um pouco chato ainda mais com uma narração lenta e muito detalhista ... acho que eu também não ia gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro, e apesar de também preferir romances, gosto muito de livros com cunho histórico... Acho que vou gostar deste... Vou deixar na minha lista de leituras ....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...