Capas pelo Mundo: A Menina Que Roubava Livros

Oioi pessoal!

Um livro que sempre quis ler é A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak. Já até virou filme e eu nada de ler ou assistir, mas ainda está nas minhas metas desse ano! A história é comovente e favorito de muitas pessoas, o enredo é dramático e o pano de fundo é a Segunda Guerra, algo que sempre mexeu comigo por ter sido algo real e tão triste. Com certeza um livro que todos deveriam conhecer, realmente uma arte.
Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Achei algumas capas para gente ver como cada país pensou na arte e em várias a gente ver a Dona Morte ali presente, na capa do Brasil não teve esse destaque, mas ainda sim eu gostei muito. Para mim uma das mais linda é a da Austrália e da Itália.

Alemanha - Austrália - Brasil 1 - Brasil 2 - China - Espanha

Estados Unidos - França - Inglaterra - Itália - Japão - Noruega


E aí, gostaram das capas? Já leram?

4 comentários

  1. Ainda não li esse livro, não faz muito meu estilos... As capas são bem interessantes, entre as duas brasileiras, prefiro a primeira, não curto "capa de filme".

    Bjinho,
    Pri.
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!! Eu fiz essa leitura e realmente é muito boa!! Super dou força para você ler!! No final, eu li com minha miga e nós duas começamos a chorar! rsrr

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Austrália e Itália são as melhores. Eu li o livro, confesso que não gostei. Quanto ao filme estou querendo assistir.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna,
    Eu amo esse livro, acho que li lá em 2007 ou 2008, logo que foi lançado, e me lembro que foi uma das minhas primeiras leituras mais marcantes e intensas. Quanto às capas, eu ainda prefiro a do Brasil.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...