[Resenha] Mr. Mercedes - Stephen King


Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos. Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia. Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares. Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.
Série: Trilogia Bill Hodges #1
Editora/Ano: Suma de Letras/2016
Categoria: Thriller Policial, suspense e mistério 

* Livro cedido pela Editora Suma de Letras

Oi gente, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é de um thriller policial, gênero que eu não costumo ler com frequência, mas como é do Stephen King eu acabei solicitando a editora (estou meio obcecada por esse autor), e como quero ler tudo do autor,  por que não começar pelo seu mais recente lançamento aqui no Brasil?

Mr. Mercedes é o primeiro livro da Trilogia Bill Hodges. Cada livro conta um caso diferente, ligados apenas por Bill Hodges tentando soluciona-los. Essa é uma trilogia de thriller policial, então o terror não está presente como na maioria dos livros do Stephen King, sendo uma boa indicação para você que quer começar a ler livros desse autor.

Bill Hodges é um detetive aposentado que não vê mais sentido na vida, ele passou quarenta anos na polícia e sua vida girava em torno da sua profissão. Ele é divorciado e seus filhos já não moram mais com ele, ele passa seus dias vendo programas de televisão sem graça até que recebe uma carta que vai mudar a sua rotina.

O último caso designado para Bill Hodges antes de se aposentar foi o caso do Mr. Mercedes, um psicopata que roubou uma Mercedes e atropelou várias pessoas na fila para vaga de emprego. Ele matou 8 pessoas e  deixou vários feridos, mas ao fugir, não deixou nenhuma pista e Bill não conseguiu solucionar o caso antes de se aposentar.

Após algum tempo o Mr. Mercedes decide confessar seu crime e manda uma carta estilo prove se puder para Bill, contando tudo o que ele fez e como ele fez, desde a roubar um carro e matar tantas pessoas sem deixar nenhuma pista. Bill está aposentado e não tem permissão para investigar o caso, mas ele decide reabrir o caso escondido e fazer uma investigação paralela.

A história é narrada pelo ponto de vista do Bill Hodges e do Mr. Mercedes que se chama Brady Hartfield. Stephen King conseguiu construir um perfil incrível para o assassino, Brady tem uma vida dupla, em casa ele tem tem uma relação doentia com a mãe e pensamentos psicopatas, mas fora de casa ele trabalha e possui alguns amigos, só o necessário para não chamar atenção.

No começo do livro a história é um pouco arrastada, como já sabemos quem é o assassino, não precisamos ler até o final para conhecer o autor dos crimes, o combustível da história é a perseguição do detetive para tentar encontrar o Mr. Mercedes, e como no começo não temos grandes pistas, a leitura é um pouco lenta, mas no decorrer da narração quando as pistas vão aparecendo a história se torna viciante.

Como disse no inicio o livro não é de terror, mas há uma certa tensão na história porque o Brady sente prazer em matar e não tem nenhum remorso no que faz. Stephen King encontra várias saídas inteligentes para solucionar detalhes do caso, em algumas partes o livro trás descrição desnecessárias, mas a forma como ele escreve os diálogos e liga os detalhes é incrível. O segundo livro dessa trilogia será lançado em junho e já estou ansiosa para conhecer mais um dos livros do autor.
Beijos.

6 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Eu gosto muito de Stephen King, mas ainda não comprei este livro,achei esta capa maravilhosa e a sinopse é interessante, achei o enredo um pouco fraco olhando daqui de fora, mas vamos ver se lendo mudo de opinião. Gostei de saber mais do livro, assim irei sem muitas expectativas e assim quem sabe não acabo me surpreendendo.

    beijos
    https://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se engane pela descrição do enredo. Como o próprio King diz: "a jornada é mais prazerosa que o destino" (ou mais ou menos isso). Significa que, como em todos os livros dele, você não lê para chegar ao final e ter uma satisfação, você lê, porque a leitura é gostosa. Ele sabe contar uma história como ninguém, por mais boba, simples e batida que seja. Neste livro, você vai encontrar todas aquelas características que os fã adoram: as descrições fartamente detalhadas, personagens cativantes, as referências à cultura pop e ao modo de vida americano, as auto-referências, a amarração do enredo perfeita com alternância de locais, tempo, personagens e pontos de vista, a narrativa crescente, que faz com que a partir de um ponto, você não queira mais largar o livro e deseje que ele não acabe.

      Excluir
  2. Elen, nunca li nada do King e para ser bem sincera não consigo me animar.
    Não gosto dessa pegada de mistério, suspense e assassinatos.
    Mas deve ser uma leitura eletrizante para quem gosta. Só que eu passo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo o quarto livro do autor, adorei A Maldição do Cigano, achei muito bom. Esse eu quero ler, me deixou intrigada em já saber qual é o assassino, pensei que o mistério giraria em torno de saber quem é o culpado, então é diferente gira em torno de como encontrá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, confesso que nunca li nada do King e nem tenho vontade de ler os livros dele, já que são livros de suspense indo para o terror, eu particularmente não curto esse tipo de livro e por isso deixarei passar a dica, já que a escrita do autor não me atrai, mesmo achando sua resenha incrivel.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá Elen, sou doida pela narrativa de King e estou bastante empolgada para realizar essa leitura. Preciso adquirir meu exemplar o quanto antes. Adorei a resenha, mesmo que a temática não seja aquela a qual estou acostumada a ler nas obras do autor, terror me fascina, mas gosto de um bom suspense investigativo também!

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...