Resenha: Juntando os Pedaços - Jennifer Niven


Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Título original: 
Holding Up the Universe
Categoria: Sick-lit, YA
Editora/Ano: Seguinte/2016

* Livro cedido pela Companhia das Letras, para resenha

Jennifer Niven tem o dom de nos fazer emocionar com uma história simples, mas carregada de sentimentos. Em Juntando os Pedaços vamos conhecer Jack Masselin e Libby Strout, duas pessoas com pouco em comum, mas que vão se ajudar de uma forma surpreendente. 


Jack tem uma doença que o impede de reconhecer as pessoas, até mesmo sua família, ou seja, ele não sabe como é o rosto de seus pais e irmãos, mas os identifica pelo jeito de andar e pela voz. Com medo de ser rejeitado, Jack esconde de todos o seu problema, na verdade ele não entende muito bem o porquê dele ser assim e descobre depois que ele tem é prosopagnosia. Na escola ele é popular, apesar de não se lembrar de seus colegas, ele se esforça para ser um garoto legal, amigo e conhecido por todos, tudo isso para não sofrer qualquer consequência em relação à sua doença.

Libby é um doce de pessoa, mas que sempre sofreu comentários maldosos na escola e depois que a mãe faleceu, ela se fechou para o mundo e a vida desandou, Libby começou a desenvolver uma compulsão alimentar, se tornando a garota mais gorda dos Estados Unidos. Ela estava tão sem controle da situação, que um dia, com 226 kilos, teve que ser resgatada da própria casa com um guindaste. Mas agora Libby está mudada e já eliminou 120 quilos e decide retornar a escola, quer encarar seus medos e fazer novos amigos. Mas ela sabe que enfrentar suas crises de ansiedades e o bullying nunca foram fáceis.

Juntando os Pedaços é um livro que ensina a aceitar as diferenças, a ter empatia com as pessoas. Libby foi um personagem que desenvolveu muito ao longo do livro, uma garota que teve muita força de vontade de mudar e coragem para retornar a escola, onde ela tanto sofreu. Jack foi incrível também, apesar do inicio ter sido um idiota, que mal tratava os outros por diversão. Mas logo percebemos que tudo não se passa de uma máscara para ser aceito no mundo que vive.

O que mais me encantou no livro foram os personagens com seus medos e características, sendo todos bem reais, mostrando a luta que cada um enfrenta para se superar e se sentir aceito. O livro é narrado em primeira pessoa e em capítulos intercalados entre Libby e Jack, o que nos deixa ansiosos pelo momento que ambos vão se encontrar, além de nos conectar mais com os protagonistas ao entender suas aflições e pensamentos. A escrita da Jennifer está perfeita, a leitura fluiu facilmente e em poucas horas eu já tinha terminado o livro de tão bom.

Recomendo para quem gosta de livros com muitas emoções e que de alguma forma nos faz querer mudar o mundo para melhor.

Beijos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...