[Resenha] Repeteco - Bryan Lee O' Malley


A vida de Katie vai muito bem. Ela é uma chef talentosa, dona de um restaurante de sucesso e com grandes planos para a vida. De repente, em um único dia ela perde uma grande chance de negócios, sua paquera com um jovem chef azeda, sua melhor garçonete se machuca e um ex-namorado charmoso aparece para complicar ainda mais a situação. Quando tudo parece perdido e Katie já não enxerga mais uma solução, uma misteriosa garota aparece no meio da noite com a receita perfeita para uma segunda chance. E assim, Katie ganha um repeteco na vida e precisará lidar com as consequências de suas melhores intenções.


Título original: Seconds
Editora/Ano: Quadrinhos na Cia/2016
Categoria: quadrinhos, HQ

* Livro cedido pela Companhia das Letras para resenha


Quem aí gostaria de mudar algo no passado? Algo pequeno? Algo grande? É com essa realidade que Katie, a protagonista da HQ Repeteco, se deparou, o que rendeu uma ótima, divertida e reflexiva leitura.

Às vésperas de completar 30 anos, Katie está frustrada e insatisfeita. Ela é uma excelente chef de cozinha, e há alguns anos criou o restaurante Repeteco, com alguns amigos. Agora ela quer ter seu próprio restaurante, porém, a reforma do local escolhido está atrasada, seu casinho com um auxiliar de cozinha anda péssimo, e seu ex-namorado aparece novamente, abalando as estruturas emocionais (já super abaladas) de Katie. Após um sério acidente com uma das garçonetes do restaurante, Katie encontra uma caderneta e cogumelo mágico, que permite reescrever o passado. Porém, Katie descobre onde existem mais deste cogumelos e aí a coisa fica feia.


Katie se revelou uma personagem bem egoísta e impulsiva, que usou e abusou desse poder de alterar o passado. Até que as coisas saíram de controle. Bom, já faz muito tempo que terminei o ensino médio, mas ainda lembro da famosa lei de Ação e Reação de Newton. Ao mudar o passado, você pode até mudar a reação àquele fato específico que você alterou, porém, outras podem e geralmente vão surgir, mais imprevisíveis até. Brincar de senhor do tempo não é fácil e seguro, como Katie veio a descobrir.

Creio que a grande sacada da HQ seja justamente o amadurecimento de Katie, assim como aquela alfinetada em todos nós de que nada é perfeito, por mais que desejemos. A vida está cheia de altos e baixos, problemas surgem a cada momento, e cabe a nós decidir como enfrenta-los e fazer da nossa própria vida algo melhor. O poder de alterar o passado ao nosso bel-prazer pode até soar atraente, mas o que aprenderíamos com isso (supondo que não houvesse consequências para essas alterações)?


Repeteco foi uma história muito gostosa de ler, cheio de referências da cultura pop, e passa uma mensagem bem profunda, apesar do ar cômico e irônico da trama. Apesar de ser um livro em quadrinhos, essa é uma obra para adultos, com temas adultos, e pelo fato da protagonista ter praticamente a minha idade, foi fácil me identificar com várias situações.

Bryan Lee O'Malley é um ótimo cartunista, e a escolha de cores bem escuras e contrastantes e vários momentos, tornou a visualização dos desenhos mais agradáveis. O livro foi publicado pelo Quadrinhos na Cia, novo selo da editora Companhia das Letras, que vem investindo nesse tipo de publicação. A tradução está ótima, assim com a utilização de folhas grossas, uma vez que as cores usadas são bem fortes. Porém, a edição é capa normal, e creio esse é um livro que merecia uma capa dura, até porque ele é bem grossinho, com suas 336 páginas em folhas grossas.

Então é isso pessoal!

Espero que tenham gostado, e se tiverem a oportunidade de ler Repeteco, não deixem passar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...