[Resenha] A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Título original: Florence and Giles

Autor: John Harding

Editora: Leya Brasil

Ano: 2010

Categoria: Suspense

Nota: 4/5


Eis um livro que realmente me surpreendeu! “A menina que não sabia ler” é aquele tipo de livro que definitivamente te dá fortes emoções. Seja ansiedade, diversão, empolgação pelo mistérios ou frustração por não ter suas perguntas respondidas, é do tipo que você ama ou odeia, e no final das contas a certeza é que essa obra te envolve e custa a sair da cabeça.

O livro conta a história de dois irmãos, Florence, de 12 anos, e Giles, de aproximadamente 8. Os dois são filhos de mães diferentes, e ficaram órfãos muito cedo, caindo, então, aos cuidados de um tio negligente que era contra a educação de mulheres, e que os deixava largados em uma propriedade interiorana aos cuidados dos criados. Florence é a narradora do livro, e uma menina muito inteligente. Aprendeu a ler sozinha e vive mergulhada nos livros e fazendo referencias mentais grandes clássicos a todo o momento. Ela é uma irmã super protetora, que tem como missão de vida cuidar e proteger seu irmãozinho, a quem considera um menino ingênuo e inocente ao extremo. E Giles é um super fofo, realmente encantador.

Ele começa muito morno (tipo, chato mesmo!), e até aproximadamente 1/3 estava devagar quase parando, com uma narrativa lenta e repetitiva que já estava me dando preguiça. Essa parte mostrando a rotina de Flor quando seu irmão vai para a escola, que se dividia entre ler escondido e esperar pelas visitas, a princípio indesejáveis, de seu novo vizinho, Theo Van Hoosier. Ela temia que seu frágil irmão sofresse abusos e bulliyng na escola, até porque ele era lento no aprendizado, então fica super feliz quando ele é enviado de volta, para se educado em casa, uma vez que ela acredita que a única forma de ele estar realmente seguro é ao seu lado.

Após a morte da primeira preceptora do menino, em um acidente no lago da propriedade onde moravam, chega a misteriosa Srta Taylor para ocupar o lugar, e então o livro toma fôlego e a história começa para valer. Com a antipatia óbvia da preceptora por Flor, e a certeza que Flor tinha de que ela era um ser maléfico e sobrenatural que veio fazer mal a seu irmão, começa um verdadeiro suspense psicológico que nos prende e surpreende até a última folha.

Comecei a ler esperando uma aventura e fantasia infanto-juvenil, e o livro começa assim, mas depois toma ares bem mais pesados. Com uma inspiração clara em Edgar Allan Poe, o autor foi conduzindo o suspense com uma maestria incrível, nos fazendo nos perguntar o tempo todo o que realmente era real, se Florence tinha razão em sua desconfiança, e quem o ou que realmente era a Srta. Taylor (tenho quase certeza que minha teoria estava correta, rs). Ao final eu estava com o coração na mão acompanhando o tenso e surpreendente desenrolar, e então o livro acaba sem responder boa parte das perguntas levantadas!

Assim que finalizei o livro, ainda com o coração apertando, angustiada, mas o mesmo tempo impressionada pelo que li e sem querer acreditar em tudo que tinha acontecido, essa falta de explicação me deixou irritada. Mas depois que deixei passar alguns dias, reli o final e vim fazer a resenha, conclui que a intenção do autor era essa mesma e que ele trabalhou muito bem. No final das contas o leitor conclui o que quiser. De um lado, havia muitas evidências de que a Srta. Taylor desejava algo em relação a Giles (para nós, ao menos), do outro temos Florence, que sempre foi muito convicta de sua razão e certezas, convicta até demais! Então cabe a nós, leitores, inferir a verdade, a acredito que para quem prestou atenção direitinho ao longo da narrativa, a história fecha bem. Entretanto, há algumas coisas que poderiam ter sido melhor explicadas, sem prejudicar esse final.

O livro é muito bom e a segunda parte, eletrizante. O final é de tirar o fôlego, e não saiu da minha cabeça por alguns dias. Entretanto, o início lento e algumas das questões não respondidas (as que eu acredito que poderiam ter sido) foram o que me fizeram dar nota 4 ao livro. A capa brasileira é fofa e o título chama muito a atenção (talvez por nos fazer lembrar de 'A menina que roubava livros'), mas acho que não combinaram com a história. O título e capa original (Florence and Giles, e capa abaixo) refletem melhor a trama retratada, uma vez que o foco principal é nos irmãos, e a capa tem um ar mais sinistro e misterioso. 


Recomendo demais a leitura, principalmente para quem curte um bom mistério e suspense, e gosta de finais que não sejam óbvios ou banais.

Então é isso, não deixem de comentar :)
Beijos


OBS - Já viram a super promoção de Dia das Crianças que está rolando no blog? Está valendo um exemplar de A menina que não sabia ler e mais 15 livros, distribuidos em 4 kits! Vem, participe

46 comentários

  1. Engraçado que comecei esse livro e não tive ânimo para continuar. Que bom que gostou tanto assim, quem sabe um dia eu dê uma nova chance?

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    confesso que não tenho curiosidade para ler este livro, mas vc ter gostado me deu um ânimo :D

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru,
    tudo bem?
    Primeiro, gostaria de lhe dar os parabéns, você escreve muito bem. Tem talento para crítica literária, profissionalmente falando.
    Engraçado, tive a oportunidade de comprar esse livro por R$ 9,90, mas na época, a sinopse não chamou minha atenção.
    Agora lendo sua resenha, fiquei impressionada e super curiosa, vou dar uma oportunidade da próxima vez.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru.
    Sabe que já coloquei esse livro no carrinho de compras várias vezes e desisti, leio tantas resenhas divergentes sobre ele que acabei desanimando.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    Eu não sabia que esse livro era de mistério e só por isso me interessei, mas devido ao final meio inconclusivo, eu não sei se leria porque não é o meu final preferido. Adorei a resenha!
    bjs

    Tem um meme para você: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/10/meme-11-coisas-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre quis ler este livro, sempre clico nele no Submarino, pois sempre está em promoção. Mas acabo motivada a levar outros e sempre deixo ele para depois.
    Sua resenha me animou um pouco. Não li inteira, pois ainda pretendo ler.Mas deu para ter uma ideia. Vejo que te deixou um pouco irritada né..rs


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já li esse livro, adorei na época, quero ler novamente, ainda mais que se não me engana vai sair adaptação.
    Beijos, Bruna, fofa.
    Abraço!
    :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ei Bru, tudo bem?

    Bom, esse livro seria uma das minhas próximas leituras enquanto eu espero um BT chegar. Já tenho ele há um tempinho e resolvi tirar a poeira dele =P. Espero que eu goste. Livro chato tb me dá preguiça, mas ver ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga conheci esse livro através de vc e fiquei com vontade de ler, apesar do titulo do livro não ser original pois lembra a menina que roubava livros, e sempre confundia, mas ai le sua resenha e fiquei mais motivada para ler!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse livro e chegou a pouco tempo, ainda não tive tempo de ler mas agora vendo sua resenha fiquei com muita vontade.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. oi gente,
    Eu também tive o mesmo problema que a maioria de vocês, ter deixado o livro de lado por muito tempo. E até comecei a ler esse livro algumas vezes e deixei de lado por causa desse início chatinho. Mas uma vez que rompi essa parte, o livro ficou muito bom!

    muito obrigada pela visita. Li todos os comentários com muito carinho, mas infelizmente não posso responder um a um pois estou com o tempo curtíssimo e estudando muito ultimamente. Estou retribuindo todas as visitas aos pouco. Posso demorar um pouco, mas passo por todos os blogs
    mais uma vez obrigada
    bjus
    Bruna

    ResponderExcluir
  12. Como eu adoro mistério e suspense com certeza vou querer ler esse livro (adorei sua resenha *-*), e ODEIO finais óbvios demais hahahha, então acho que vou gostar né :P
    Valeu pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru!
    Esse livro está na minha estante há um tempinho, preciso tirar ele de lá pra ler.
    Realmente a capa original é bem mais sombria.
    Acho que vou gostar desse livro!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. na minha opinião a maioria era só invenção inocente de uma garota sonhadora que só vive entre os livros e procura aventuras de qualquer jeito kkk Quando cheguei ao final do livro, eu não pude acreditar no tanto que tinha acontecido (desculpa mas aquela garota tem um espirito meio psicótico). Realmente me surpreendi bastante. Acredito que a srta. Taylor planejava algo para Giles, mas não acho que tenha mais do que isso. Pobre Theo...

    ResponderExcluir
  15. Já exclui esse livro em duas compras, pensando que não era interessante, mas depois do seu comentário fiquei com muita vontade de ler.

    estantespace.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Eu li e me encantei com este livro, a palavra que o definiria de maneira exata seria, inesperado !
    Ao contrario de muitos me apaixonei por ele desde o primeiro paragrafo e com o desenrolar da trama me fez ficar, a cada pagina, mais curiosa e feliz por ter adquirido este exemplar.
    O final é um mistério para mim até hoje, o autor deixa no ar para o próprio leitor tirar suas conclusões. Recomendo!!

    ResponderExcluir
  17. só eu qye achei uma tremenda sacanagem terem mudado a capa do livro??e a resenha a editora mudou? alguem sabe me dizer? pq ali não dava nenhum indício do livro ser do genero suspense/mistério e com um terrozinho que me lembrou aquele filme A orfã ...agora pela capa original é obvio que voce leva pra casa sabendo o que comprou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pra parecer com "A menina que roubava livros" fizeram isso p as pessoas associarem um ao outro e ai logicamente vender mais. E FUNCIONOU, VIU?

      Excluir
  18. Roh Pimentel19/03/2014, 19:36

    Devo confessar que li esse livro por um verdadeiro acaso, comprei ele na promoção e resolvi ler. A história vai nos tomando e nos envolvendo com todas as descobertas de Florence. Fiquei realmente impressionada com o rumo que a historia tomou, pega a qualquer um de surpresa. VALE MUITO A PENA LER!

    ResponderExcluir
  19. Oiiiii Bruna :)
    Acabei recentemente A menina que não sabia ler e também fiquei meio frustrada com esse final inesperado e sem resposta, mas confesso que adorei o livro e recomendo sempre que me pedem, agora minha irmã que está lendo e espero que ela goste também!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  20. Ganhei de presente este ontem e ~já comecei com a leitura, li os dois mprimeiros capítulos e estou gostando. PS: Tem aklguns comentários ocriticando, cometários esses sem fundamentos acho que são pessoas não muito ligadas a literatura e que leem por lerem, mas enfim.... cada cabeça uma sentença e vc Bruna está de parabéns com sua resenha.

    ResponderExcluir
  21. Rosalva Rezzi30/08/2014, 23:07

    Não conhecia esse livro e fiquei super interessada por ele. Parece ser uma história bem bacana e do tipo que gosto de ler. :)
    Acho que vou comecar por aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Menina-Que-Nao-Sabia-Ler

    Se gostar, entao aventuro-me pelo Submarino! Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Eu li o livro e não acreditei no final!!! Agora estou vendo que tem a continuação e estou doida para comprar e responder algumas dúvidas q tive kkk 😊

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ler e também gostei muito do livro! Apesar de não ter gostado muito do final... E as respostas não dadas, acho que o autor deixou o próprio leitor justificar os pontos de interrogações da história. No início do livro achei que seria um romance monótono, mas de repente deu uma guinada extraordinária para o suspense, mistério e ação. Recomendo-o!

    ResponderExcluir
  24. Comprei este livro, e espero que eu goste!

    ResponderExcluir
  25. Olá Bruna, eu peguei o segundo livro emprestado com um amigo sem saber muito bem sobre o que se tratava. Ao desenrolar do livro me prendi bastante a ele e o lia muito durante os dias! Depois terminei de ler e não achei muito interessante o final, mas me interessei em saber como tudo isso tinha acontecido e acabei comprando o primeiro,agora estou lendo ele e achando muito interessante, ele me prende bastante!
    Recomendo ele de mais pra quem gosta de suspense e que gosta de se sentir presso ao livro!

    ResponderExcluir
  26. Eu adorei esse livro justamente por causa do final. Fiquei até um pouco triste por ver que muita gente não gostou (não entendeu, na minha opinião). Ler um livro sem um final específico pode não ser melhor do que os outros, já que faz com que a gente trabalhe um pouco mais o cérebro, mas para mim isso foi ótimo. Pude usar e abusar da minha imaginação e, sério, o meu final fez muito sentido quando terminei de ler A Menina Que Não Sabia Ler 2, hahaha. Adorei a sua resenha =)

    Beijos,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. É um livro que conta uma história surreal, é um suspense interessante desse livro, pois você já tem a certeza que a preceptora iria se dar bem na história, mas não, a história vem e te dá uma rasteira e mostra a verdadeira "vilã". Eu tive o prazer de ler esse livro e sinceramente, foi o melhor que eu já li. 😍

    ResponderExcluir
  28. Eu quero muito ler esse livro, mas saiu o segundo livro e eu não sei vão ser só dois ou se vai ter mais livros! vocês sabem me informar isso? obrigada

    ResponderExcluir
  29. Eu simplesmente AMEI esse livro. Na verdade me identifiquei muito com a Florence!
    Adorei a resenha, ficou muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Amei demais o livro quando li!! Só quem leu sabe a frustração que a gente passa... rsrs

    ResponderExcluir
  31. Oi... acabei de ler este livro, mas sinceramente eu não sei se gostei!!!
    SPOILER... aquela ultima morte me desagradou terrivelmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui a unica que percebi que a srta. Taylor é a mae do Giles???
      Naquela hora que ela acha a biblia e a foto, aquela foto era a mesma da do livro, com o pai deles, giles bebê e a moça com o rosto cortado, que la vemos que na verdade era a srta. Taylor!!! Por isso ela queria Giles!!!

      Excluir
  32. Eu estou lendo ele agora no início fiquei tão desanimada que deixei de lado e fui ler outro livro, após o término resolvi dar outra chance a ele, por que minha curiosidade maior estava no Vol.2
    Te confesso que estou me surpreendendo e encantada com ele, não consigo parar de ler.

    ResponderExcluir
  33. Confesso melhor livro que ja li amei o final nada clichê e me surpreendi ainda mais com o 2. Se alguém tiver um livro desse estilo pra me indicar🙏🙏

    ResponderExcluir
  34. Li o livro e achei ótimo. No começo ele parece um pouco entediante, mas quando a história foca no mistério da Srta. Taylor, fica tudo bem envolvente e empolgador. Ademais, o final é espetacular e bem trabalhado!

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Ganhei esse livro faz um tempo. Achei chato e não consegui dar continuidade . Porém esse mês ele estava na escrivaninha dando sopa, resolvi vencer a parte chata do início e estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  37. Eu fui a unica que percebi que a srta. Taylor é a mae do Giles???
    Naquela hora que ela acha a biblia e a foto, aquela foto era a mesma da do livro, com o pai deles, giles bebê e a moça com o rosto cortado, que la vemos que na verdade era a srta. Taylor!!! Por isso ela queria Giles!!!

    ResponderExcluir
  38. Se ela (Srta Taylor),tivesse a intenção de ficar com as duas crianças e não abandonar a Flor sozinha sem o irmão, a Florence não teria matado a Srta Taylor.

    ResponderExcluir
  39. O livro é muito bom o final deixa a gente com um ponto de interrogação será se flo está serta .essa resenha me ajudou a entender melhor o livro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...