[Resenha] À Espera de Romeu - Lesley Livingston



Continuação de Nove Noites e um Sonho de Outono, série fantástica de Lesley Livingston, que tem como influência as obras de Shakespeare. Esse é o segundo livro da trilogia, e optei por não colocar a sinopse, pois ela contém informações que eu considerei spoilers. Informações que eu nem mesmo mencionei na resenha do primeiro livro. Quem tiver interesse de ler, acesse o skoob, aqui.



Título original:Darklight
Série: Trilogia Três Atos#2
Editora/Ano: Gutenberg/2016
Categoria: juvenil, fantasia


* Livro cedido como cortesia pela Editora Gutenberg

Olá, pessoal. Tudo bem?

Agora é hora de conferir a resenha de À espera de Romeu, uma deliciosa fantasia juvenil, continuação de Nove Noites e um sonho de outono (resenha). E qualquer identificação dos títulos com as obras de Shakespeare Não é mera coincidência. A Trilogia Três Atos é baseada nas obras shakespeariana, em especial no mundo mágico de seres encantados, criado em Sonhos de uma noite de verão.

Vamos lá?

Em Nove noites e um sonho de outono fomos a presentado a Kate, uma jovem atriz de 17 anos, que está lutando para emplacar sua carreira em Nova York. Após conhecer o misterioso Sonny, ela descobre que a existência do Reino Encantado, também chamado de Outro Mundo, que é o mundo dos seres encantados, que de fofos e bonzinhos não tem nada. Se você encontrar uma fada na rua, sabe o que deve fazer? Corre!!!

O contato com Sonny abre os horizontes de Kate, que descobre ser descendentes de seres mágicos. Mas não quaisquer seres! Ela descende de alguns bem importantes e poderosos! Sonny é um jovem humano que foi sequestrado quando criança e criado no Mundo Mágico, assim como muitas outras crianças ao longo da história mundial. Ele compõem a Guarda de Janos, um grupo de guerreiros, compostos por mortais sequestrados e criados no Outro Mundo, que tem como missão impedir que seres mágicos passem para o mundo humano, pelo portal localizado no Central Park, que foi fechado pelo por Auberon, Líder do Reino do Inverno, há mais de cem anos, mas há pequenas falhas, que permitem a passagem dos seres encantados.

Bom, esse foi um breve resumo do primeiro livro (sem spoilers, fiquem tranquilos). E agora vamos aos acontecimentos do segundo livro, mas não vou aprofundar muito, para não dar spoilers.

Após o final cheio de ação e perigo do primeiro livro, À espera de Romeu nos mostra um pouco das consequências dos acontecimentos do anterior. Kate agora conhece suas origens, assim como os outros seres mágicos tomaram conhecimento de sua existência. Ela tenta levar sua vida, e foca na sua nova peça de teatro, na qual interpretará Julieta, em Romeu e Julieta, como artimanha para não sofrer pela falta de seu amado. Enquanto isso, Sonny está no Outro Mundo, incumbido de uma importante e perigosa missão.

Uma sequencia de acontecimentos, que colocam a vida de Kate em perigo, além de criar uma indisposição entre ela e os guerreiros Janos, levam-na para o Reino Encantado, onde reencontra Sonny. Porém, o reencontro não é o que nenhum dos dois esperavam. Valores e crenças de toda uma vida conflitam, e a lealdade dos dois se vê dividida e abalada. Além disso, a aproximação entre Kate e Fenris, um dos guerreiros Janos que a protegeu de vários perigos, incomoda Sonny.

Ela se perguntou se Sonny teria mudado no tempo em que ficaram separados, ou se ele permaneceu igual e só agora ela via aspectos dele que não notara antes.
pág. 98

Ao mesmo tempo, temos importantes revelações envolvendo outros personagens, e eu percebi que os Seres mágicos são muito mais complexos e ardilosos do que pensei no primeiro livro. Vilões? Mocinhos? Personagens bons ou maus? É difícil saber quem está de que lado, embora ao final desse livro já deu para eu para ter uma ideia de que estava desconfiando das pessoas erradas (acontece, kkkk).

Uma coisa que gostei muito foi de finalmente conhecer todos os Reis das Fadas. Pois o Mundo Encantado é dividido em quatro reinos, representando as estações. No primeiro livro conhecemos Auberon, Rei do Inverno, e Mab, Rainha do Outono. Agora conhecemos Titania, Rainha do Verão, e Gwynn, Rei da Primavera, e com isso foi possível entender melhor a dinâmica de poder que existe nesse mundo.

Apesar de Sonny e Kate formarem um casal, e do amor entre os dois ser de extrema importância, em todos os momentos, o foco do livro não é no romance em si. Gostei dessa abordagem da autora, pois ela provou que consegue criar uma história mostrando a importância do amor, colocando-o até acima da magia, sem precisar de mil e uma cenas melosas e cheia de declarações.

O início de À espera de Romeu é um pouco lento, e a leitura fica devagar, porque existem muitos seres encantados, que são importantes na trama. Mas a autora dá todas as explicações necessárias, fiquem tranquilos. Porém, não dá para acelerar a leitura nessa parte, pois muitos seres são apresentados, e não há muitas cenas de ação. Já a segunda metade do livro foi cheia de ação e impossível de desgrudar os olhos! Sério, as revelações foram bombásticas! E conduziram para um final de cortar o coração. E um conselho, prestem muita atenção ao prólogo do livro, que nos leva 100 anos no passado. Aquele acontecimento impacta demais no presente!!!

O livro é narrado em terceira pessoa, porém, sempre contemplando o ponto de vista de Sonny ou Kate. A escrita da autora é gostosa e cheia de referência as obras de Shakespeare, além de citações de trechos de Romeu e Julieta. No primeiro livro, Kate estava trabalhando na peça de Sonhos de uma noite de verão, nesse segundo, em Romeu e Julieta, então fico especulando qual será a peça que ela interpretará e, consequentemente, influenciará o terceiro livro. Eu suspeito de Hamlet ou Otelo. Torço para ser Hamlet, que é meu favorito do autor. Preferi não pesquisar, pois sou um ímã de spoilers, kkkk, então prefiro não ler a sinopse do próximo livro.

Sobre o trabalho gráfico da Gutenberg, só tenho a elogiar. A capa é linda, o título tem tudo a ver com a história, e faz aquela referência básica a Shakespeare. A tradução está muito bem feita, e a editora não traduziu o nome de muitos seres mágicos, o que achei bem legal, pois tem alguns nomes de origem latina ou celta, e como a autora explica tudo direitinho, não há necessidade de traduzir.

Recomendo muito a série para quem gosta de uma boa fantasia, com de aventura e romance perfeitamente dosados. 

Beijos

22 comentários

  1. Oi Bru, tudo bem? Meninca, como eu ainda não tinha visto esse livro? Não sabia da existência da série, ou não me lembro de ja ter visto, mas, se é baseado nas obras de Sheakespeare não tem como dar errado!! Eu que adoro fantasia fiquei curiosa para conhecer o Reino Encantado e os os Reis das Fadas. Bom saber que tem um romance (sinto falta quando não tem), mas que a autora divide o foco com outras áreas, muitas cenas melosas as vezes cansam mesmo! Adorei!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    eu confesso que não conhecia esse livro e a autora, é uma trilogia infanto-juvenil,de fantasia, parece ser legal, eu gostei da sua resenha, mas não sei se iria ler essa obra. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bruna! Você leu as obras do Shakespeare? Poderia me dizer se essa inspiração foi mesmo bem feita? Porque eu fico muito curiosa... Tenho a impressão de que alguns autores fazem coisas assim porque subestimam os leitores mais jovens.
    Não sei se é o caso dessa série, pela qual eu realmente fiquei um pouco atraída, mas gostaria de ouvir de você.

    Beijo grande,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa, a inspiração principal vem de Sonhos de uma noite de verão, e esse eu não li.
      Mas a questão é que é uma inspiração, não adaptação. Tanto que Shakespeare existe, suas obras existem e a protagonista é atriz teatral que as interpreta. Achei a série uma boa forma de conhecer um pouco as obras Shakespeareana e alguns personagens nela mencionados. Mas não conta as histórias inteiras

      Excluir
  4. Oi Bru!!!
    Eu não sou muito chegada a livros de fantasia, mas gostei de 2 coisas na resenha: primeiro, achei legal os reinos serem divididos como as estações (achei fofo rs) e mais legal ainda vc desconfiar das pessoas erradas, hahaha. Acho o maior barato isso pq a gente fica chocada lendo né? Sempre penso: ai caramba, ta td errado hahahaha. E o livro parece ser bem movimentado tb. Acho que pra quem gosta, deve ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sendo fantasia e ainda inspirada nas obras de Shakespeare já é o suficiente para me chamar atenção. Gostei bastante da premissa e da forma como tudo foi apresentado. Só fico um pouco apreensiva com esse início um pouco mais lento. Mas ainda assim irei ler se tiver oportunidade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar dessa série, mas essa resenha já me encantou. Shakespeare, romance, fantasia... Gostei muito da premissa, vou atrás dessa leitura! Muito legal os reinos representando estações, e adoro não saber quem é vilão e quem é do bem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, tudo bem??
    Menina não conhecia o livro, pelo menos não lembro dele rs... fiquei bem interessada no enredo... é algo que foge de minha zona de conforto, mas que adoraria me arriscar e mesmo sabendo que se trata do segundo livro, minha curiosidade só aumentou... adorei a sua descrição detalhada, mas na medida certa sobre os personagens e enredo... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru,

    É, o livro não é para mim. Não me senti interessada pela história. Ainda mais sabendo que o inicio é lento, ai mesmo que eu não iria continuar. Mas que bom que funcionou com vc

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabe não tinha prestado atenção nesse livro antes, somente já tinha visto a capa, mas parece que o enredo parece ser muito bom e que eu venho perdendo uma boa história aqui ^^ Acho que vou dar mais atenção a essa história e me maravilhar com um novo mundo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna
    É uma pena eu ainda não ter lido Sonhos de uma noite de verão para fazer comparações com esse livro.Achei interessante isso das interpretações da peça. Se eu tivesse lido esse livro, ia torcer para que Otelo fosse o próximo rs Por que eu já li esse.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruninha, sua linda, tudo bem
    Eu sou fã de Shakespeare, pode ver pelo meu layout, risos...Por isso quando vejo um livro baseado oi inspirado em uma de suas peças, fico logo empolgada para ler. O que mais chamou minha atenção na história foi o fato de não sabermos quem é bom ou mau, adoro quando os autores fazem isso, eu fico toda hora criando uma teoria. Já vi que vou gostar, mesmo com esse início um pouco lento. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Como é que eu não tenho esses livros ainda?
    Amei a resenha, amo esses dramas que misturam romance, fantasia e Shakespeare <3
    Eu com certeza vou ler

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não tinha ouvido falar, que eu me lembre, dessa trilogia, mas fiquei morrendo de vontade de ler. Pena que o começo desse livro é um pouco chato e lento, já que isso torna a leitura arrastada, porém foi para a minha lista mesmo assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Li a resenha do primeiro livro e gostei bastante e lendo a continuação fiquei com vontade de ler essa serie, achei esse mundo cria pela lesley bem interessante e adorei que temos referencias aos livros de Shakespeare !!

    ResponderExcluir
  15. Oie! Mesmo não tendo lido o primeiro volume, suas resenhas são sempre muito boas e nos permitem captar o que se passa em o enredo, haha :3

    Mas a história não me chamou atenção :/ Nunca ouvi falar da autora e mesmo você tendo gostado da obra, não entram (o primeiro volume, claro) para minha wishlist :/

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Já tinha visto o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e não sabia que era sequencia de outro. Nossa parece ser muito bom e pra mim que adoro fantasias então rsrs. Gostei de saber que o romance não é daqueles melosos que da até enjoo. Fiquei intrigada com essas revelações bombásticas, deve ser de arrasar com o leitor rs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas como boa amante de fantasia... acho que vou gostar. Achei bem legal ser baseado nas obras de Shaskepeare, e a autora ter construído esse mundo mágico em torno da história. Adoro quando mostram os seres mágicos não como todos bonzinhos, é sempre bom quando a fronteira entre quem é bom ou mal não está bem definida... sempre torna a história ainda mais envolvente. Também gostei de saber dessa divisão dos reinos de acordo com a estação do ano. E embora eu adore romance, gostei de saber, que ele é bem desenvolvido, sem se tornar o foco principal do livro e ser meloso.

    Com certeza é uma obra que quero conhecer. Já vai entrar na minha lista de desejados.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruna, me encantei com a resenha desse livro, fui ler a resenha do primeiro e me identifiquei com a premissa do livro, a referencia a Shakespeare deixa ainda mais convidativo a leitura desse livro. Eu adoro livros de fantasia e claro que vou anotar essa dica. Bjkas

    ResponderExcluir
  19. Oi Bru, tudo bom?
    Lembro vagamente da capa do primeiro livro porque achava muito bonita. Não sabia que era baseada em obras do Shakeaspeare e fiquei curiosa para saber mais da narrativa. Fantasia não é meu gênero preferido, mas esse é o livro que eu leria dentro do gênero. Gostei de saber que temos uma parte mais lenta por causa das apresentações dos personagens. Acho isso importante quando o livro é de fantasia.
    Ótima indicação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que capa mais bonitinha. Adoro livros assim, parece ser um livro bem leve (não só porque a capa passa isso). Queria ter lido mais quotes do livro. Não sabia que era o segundo, mas já quero ler todos. E sobre desconfiar das pessoas erradas, acontece meeesmo.

    ResponderExcluir
  21. Acho que o nome da personagem é Kelley e não ''Kate''. E o último livro vai ser baseado no da ''Tempestade'', ela cita isso no primeiro livro da série.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...