[Resenha] Persépolis - Marjane Satrapi


Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do Regime Xiita, apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.
Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares.
Em Persépolis, o popular encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama, e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Título original: Persepolis
Categoria: quadrinhos, HQ, política, biografia
Editora/Ano: Quadrinhos na Companhia/2007

* Livro cedido pela Companhia das Letras, para resenha


Baseado em fatos reais, esta é uma obra em quadrinhos que retrata a revolução popular que levou ao Regime Xiita no Irã, do ponto de vista de uma testemunha de todo o processo, que era apenas uma criança de dez anos quando tudo começou. Com ilustrações e texto da própria Marjane Satrapi, Persépolis nos traz o olhar de um nativo iraniano, e demonstra como esse regime extremista mudou toda a realidade de um país, sem os esteriótipos da visão ocidental.


Marjane, ou apenas Marji, era uma criança de 10 anos quando a revolução popular derrubou o Xá iraniano. Vinda de uma família politizada, com relações passadas com o governo do país, ela teve uma criação bem moderna. Por isso seu estranhamento e surpresa ao se ver obrigada a usar o véu, quando os Xiitas começam a assumir o poder. Acompanhamos a vida de Marji por aproximadamente 15 anos, nos quais vemos o endurecimento do regime, a guerra civil que acometeu o Irã, a guerra externa com o Iraque e a influência dos Estados Unidos nisso tudo, além dos atos de rebeldia de parte da população contrária as novas políticas.

Desde pequena Marji acompanha e participa de discussões políticas em sua casa, e conhece figuras interessantes relacionadas aos rebeldes e também aos comunistas. Tendo esse nível de liberdade familiar não é de estranhar que ela acabasse se manifestando na escola, onde não aceitava o discurso dos professores, alinhado aos pensamentos dos novos governantes. Por esse motivo, ela foi enviada para estudar na Áustria aos 14 anos de idade, onde passou por várias casas, pensionatos e chegou até a viver na rua, antes de retornar ao Irã, e posteriormente se mudar para a França.


Toda essa história é contada com diálogos inteligentes e um tom de humor irônico. A narração é bem dinâmica, e cada capítulo traz um tema que retrata uma situação que marcou a época. Eu demorei um pouco a finalizar a leitura porque o tema é bem pesado, além do fato de parar em vários momentos para pesquisar alguma situação mencionada no livro, que me deixaram curiosa. É interessante observar a mudança de percepção e comportamento da sociedade, o quanto muitos homens acharam conveniente essa subjugação feminina, a manipulação da mídia e o o pouco valor que se dá a vida em momentos de crise.

Persépolis é uma obra absolutamente fascinante, mas também bastante pesada. A autora soube retratar bem sua visão e percepção de acordo com a idade a cada momento. Desde a forma um tanto descontextualizada e romântica de uma criança até a adulta de coração livre e mente aberta que não aceitava o nível de repressão que passou a existir em seu país. É sem dúvida um livro de grande cunho feminista, que retrata bem a vida de uma mulher que vivia nas piores condições marginalizáveis para suas companheiras de gênero, mas que mesmo assim não se submeteu nem deixou seu espírito e pensamentos serem subjugados.


Os desenhos são incríveis, e repassam bem toda a dramaticidade da história contada, mas sempre com um tom de ironia e até mesmo um certo humor em vários momentos. O trabalho gráfico da Cia das Letras foi muito bem feito, com a adoção de folas brancas e mais grossas, uma vez que todas as ilustrações são em preto e branco, e num tom bem forte que poderia ser visível no verso, no caso de um papel mais fino. A tradução foi muito bem feita, e há breves notas no momentos necessários. Porém, creio que esse seja um livro que não apenas merecia, mas também precisava de uma edição capa grossa. 

Recomendo muito.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...